Especialidades – Tíbia
Elemento de Fixação Óssea Não Estéril
Descrição Geral
Os modelos comerciais que compõem a família do Elemento de Fixação Óssea Não Estéril são definidos como dispositivos de fixação, classificados como produto médico implantável, invasivo cirurgicamente para uso em longo prazo.
O Elemento de Fixação Óssea Não Estéril também é considerado como pino transcutâneo parcialmente rosqueado, denominado como elemento de ancoragem para o sistema de fixação externa, também conhecido como pino liso, pino rosqueado, pino de Schanz, etc.
O mecanismo de ação do pino no osso é: estabilizar, restringir ou controlar o movimento dos fragmentos ósseos, auxiliar na redução de fraturas, corrigir ou controlar o alinhamento, promover estabilidade à região afetada, e proporcionar uma colocação segura em relação às estruturas adjacentes.
As aplicações clínicas típicas dos pinos são: tratamento de fratura, estabilização, alongamento e transporte ósseo. Pode ser utilizado em ossos médios e longos das extremidades do corpo humano. O design e o uso desses dispositivos médicos de fixação óssea fundamentam-se no entendimento da consolidação óssea e das cargas e forças às quais o implante está sujeito.
Durante o processo de inserção, os pinos são submetidos às forças de torção e ao carregamento de flexão pela resistência da montagem em torno de eixos paralelos aos pinos. A parte rosqueada do pino é implantada no osso do paciente, enquanto a parte lisa é fixada nos Fixadores Externos (componentes ancilares).
O Pino foi desenvolvido para suportar as cargas mais críticas, sendo estas de flexão e torção. Desta forma, auxilia na estabilidade estrutural e também na transmissão ou alívio de cargas mecânicas sobre os ossos afetados. O design dos pinos foram projetados para aplicação nas diferentes estruturas dos ossos médios e longos das extermidades do corpo humano. Seus diâmetros de rosca cilindrica variam entre Ø 4.0 e 4.5mm e as roscas cônicas variam entre Ø 2.5-2.0, 3.0-2,5, 3.5-3.0, 4.0-3.3, 4.5-3.5, 5.0-4.0, 6.0-5.0 e 6.0-5.6mm.
Indicação
O Elemento de Fixação Óssea Não Estéril é indicado para o tratamento de fratura, estabilização, alongamento e transporte ósseo, e pode ser utilizado em ossos médios e longos das extremidades do corpo humano.
Material
Aço Inoxidável ASTM F138